EXAME DE CARDIOTOCOGRAFIA

EXAME DE CARDIOTOCOGRAFIA

Você conhece esse exame? Já precisou fazer?

A cardiotocografia (CTG), também conhecida como monitorização fetal eletrônica, é um método não invasivo de monitorização dos batimentos cardíacos fetais (BCF), cujo objetivo primário é a avaliação da vitalidade do feto (oxigenação) e consiste no registro grá­fico simultâneo da frequência cardíaca fetal (FCF), dos movimentos fetais e das contrações uterinas.

Ela é classi­ficada em anteparto (ou basal) e intraparto:

A primeira destina-se ao acompanhamento da saúde fetal na gestação, e a segunda propõe-se a monitorá-la durante o trabalho de parto.

As vantagens do método incluem facilidade de realização, baixo custo, boa aceitação por pacientes e alto valor preditivo negativo – em outras palavras, quando a CTG revela um padrão considerado normal, o bem-estar do bebê pode ser garantido.

 

Bases ­ Fisiológicas e ­ Fisiopatológicas

O coração fetal e seu sistema de condução desenvolvem-se entre a 3ª e a 6ª semanas de vida embrionária. Já o sistema nervoso autônomo, com seus componentes simpático e parassimpático, que regula a FCF, torna-se funcionante em fase mais tardia da gestação, 2 e 3º trimestre. Na presença de hipóxia cerebral, ocorre a alteração do comportamento da FCF.

 

Técnica

Um transdutor é acoplado ao ventre materno, sobre o dorso fetal, para captação dos batimentos cardíacos fetais. Um segundo dispositivo é posicionado próximo ao fundo uterino para registrar a atividade contrátil do útero. Esses sinais são transmitidos a um monitor que gera registro gráfico da FCF e das contrações uterinas.

A partir de quando fazer?

Em casos de gestação de baixo risco, costumamos pedir este exame geralmente a partir de 40 semanas. Realizados periodicamente a cada 2 dias até que o parto ocorra com 41 semanas, ou antes.  Mas dependendo da queixa materna, ele pode ser realizado a partir de 38 semanas com segurança.

Em casos de gestação de alto risco (Pressão alta, Diabete, Pré-eclampsia, Restrição de crescimento do feto, anemia materna importante, idade materna avançada…) Este exame pode ser solicitado antes, geralmente a partir de 34 semanas.

Realizamos este exame aqui na Clínica Unitta, para melhor conforto das nossas gravidinhas!



Voltar