Neste post, compartilho a emocionante jornada do nascimento do Lucca, visto através de meus diversos olhares: como obstetra, doula, fisioterapeuta, fotógrafa e, claro, dinda babona. Desde a preparação até o momento do parto e os primeiros dias de vida, cada detalhe foi uma experiência única e inesquecível. Venha conhecer essa história cheia de amor, emoção e a importância de uma equipe multidisciplinar no parto.
Pelos olhos da obstetra!
Cheguei em Worcester no dia 15/06 à noite…Todos relaxamos porque pensamos: “agora ele pode vir”! Rimos, comemoramos o fato de eu ter ganho de presente ser madrinha desse pequeno e fomos dormir, talvez, com a esperança de que ele chegaria nessa madrugada!
Na manhã seguinte, meio desiludidos porque não tinha acontecido absolutamente nada, rimos quando o Fe (o pai) falou: “já que ele não vai nascer, vamos fazer um churrasco!!!”
Mas antes, o lado obstetra falou: Vamos escutar o coraçãozinho do Lucca e fazer um descolamento de membranas*!!! O colo do útero estava ótimo! Mais afinado e já com quase 2cm de dilatação!!
Compramos um óleo de rícino** para ela tomar (**não façam isso sem orientação do seu médico!!) e coloquei a Mariah para exercitar! Bola de ioga e subir e descer escadas!!
Foi um dia maravilhoso! Céu de brigadeiro, brincamos com o Watson, tiramos várias fotos e rimos muito!
Até uma borboleta linda apareceu: vocês sabiam que um dos significados da borboleta é que alguém (que já partiu) vem para um momento especial!!
Lá pelas 17:30h, em uma das subidas de escadas, Mariah resolveu ficar deitada… ela achava que o óleo de rícino estava fazendo o efeito laxante dele e estava dando uma cólica intestinal!
E às 18:15, quando escutei 2 gemidos em um curto intervalo de tempo, lá fui eu, escutar novamente o coraçãozinho do Lucca e entender melhor esse desconforto! Para nossa surpresa, já eram contrações!! E com intervalos regulares a cada 3 minutos!!! Nessa hora, meu olhinho brilhou e pensei “é hoje!”
Fomos pra banheira já com o aplicativo de contrações a mil!! Acordamos a vovó Cris, colocamos uma música e luz pra acalmar…
Depois de cerca de 30 minutos na banheira, a Mariah comentou que achava engraçado que quando tinha a dor, ela sentia vontade de ir ao banheiro! Palavras mágicas pra uma obstetra!! Saímos da banheira pra eu avaliar o colo… ela já estava com 9cm!!!!!!
Aí virou correria: instalar o Tens*** nas costas dela, todos tínhamos que trocar de roupa e arrumar as coisas para irmos pro hospital… lembro que a dor estava tão intensa que o medo deles era não chegarmos a tempo! Mas sim, respirem, deu tudo certo!! Chegamos ao hospital cerca de 19:25h.
Pelos olhos da “Doula”!!
Quando chegamos ao hospital (eu com meu medo do meu inglês, hehe) comentei que ela estava com 9cm e que as contrações estavam efetivas.
Nos encaminharam para sala de avaliação e chamaram a médica de plantão… quando ela confirmou que já estava completa, virou nova correria… o parto seria naquela sala mesmo, então precisava só chamar a equipe de pediatria…
Instalaram um equipamento pra monitorar os batimentos do coração do Lucca, e a Mariah já recebendo a orientação de fazer a força…
Aí chegamos pra parte do susto: o coração do Lucca começou a bater mais fraquinho e foi necessário o uso do vácuo extrator ** para que ele pudesse nascer mais rápido… eu sabia o que isso significava…
E lembrando que estava ali como doula da Mariah, não podendo interferir na conduta médica!
Colei meu rosto junto ao da Mariah e comecei a orientar as forças, a respiração e tentava acalmar ela e o Fe (que estava um marido nota 10, sempre ao lado, incentivando)
Às 19:45h do dia 16/06/24 ouvimos o primeiro chorinho do Lucca…
Neste dia 16/06 (2º domingo do mês) aqui nos Estados Unidos é dia dos pais… e por isso traz ainda mais significado pra essa chegada…
Logo o Lucca veio para o colo da Mariah, e o contato pele a pele aconteceu durante toda a Golden hour!
Tia Jo correu pra fazer o print da placenta (porque é óbvio que meu afilhado ganharia a famosa árvore da vida feita pela dinda!!)
Pelos olhos da “fisioterapeuta”!!
Assim que recebemos alta do hospital, entrei em contato com a Sarah pra instalarmos o taping***…a Sarah foi ótima e através de uma chamada de vídeo deu todas as orientações!
Taping instalado, mais segurança pra cuidar do Lucca e movimentação!
Pelos olhos da “fotógrafa”!!
Tudo foi devidamente registrado!
Ainda bem que os celulares de hoje em dia nos proporcionam fotos maravilhosas tb né! Haha porque a máquina não deu tempo de levar pro hospital
Mas, desde a chegada em casa, seguimos fotografando… fizemos o newborn com 6 dias de vida!!!
E finalmente, pelos olhos da dinda babona!
É indescritível ver o seu afilhado nascer!
Obrigada pela confiança Mariah e Fe! Primeiramente, por me fazerem madrinha novamente!
E também, por confiarem em mim durante essa 1:30h de trabalho de parto!!
Enfim…
A chegada do Lucca foi maravilhosa em todos os sentidos! Ser dinda… ter a experiência do parto nos Estados Unidos e acompanhar os primeiros dias dele, foram um presente único que poderia receber da Mariah e do Felipe!!
E volto a afirmar, meu reconhecimento a todos os profissionais envolvidos so cresce! Um parto com uma equipe multidisciplinar deixa tudo “redondinho” e torna o parto menos dificultoso!! Tenham uma obstetra pra chamar de sua! Tenham uma doula, coloquem um taping e não esquecem de chamar um fotógrafo pra ter tudo registrado!!!!
—
Notas explicativas:
*Descolamento de membranas: Procedimento realizado para estimular o trabalho de parto.
**Óleo de rícino: Substância que pode induzir o trabalho de parto, mas deve ser usada somente com orientação médica.
***TENS: Estimulador transcutâneo elétrico dos nervos, usado para alívio da dor.
****Vácuo extrator: Instrumento usado para ajudar no parto quando há dificuldades.
*****Taping: Técnica de aplicação de fitas adesivas para suporte muscular e articular.
Neste post, compartilho a emocionante jornada do nascimento do Lucca, visto através de meus diversos olhares: como obstetra, doula, fisioterapeuta, fotógrafa e, claro, dinda babona.